top of page
Buscar

Saúde Emocional: Faça as pazes com seus sentimentos

  • Foto do escritor: Walquíria Monteiro
    Walquíria Monteiro
  • 19 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mar.

No mundo em que vivemos, há uma grande valorização da razão e do raciocínio lógico em detrimento da emoção. Podemos até mesmo chegar a pensar que os recursos da razão são formas quase infalíveis de lidar com nossas vivências porém, e quando a emoção vem e não conseguimos compreendê-la? E quando achamos que o que sentimos é inadequado, desagradável ou sem sentido? Diante desse cenário não é incomum tentarmos ignorar ou lutar contra o que sentimos. No entanto, essa batalha interna é comparável a enfrentar o mar: não costuma levar a uma solução, consome toda nossa energia e nos coloca em risco de afogamento emocional.


Essa incompreensão das emoções acontece pois elas falam uma língua própria que não se rege pela razão. Assim como as ondas do oceano, as emoções são passageiras. Elas vêm, crescem em intensidade e, eventualmente, recuam. E assim como não podemos controlar as marés, não podemos impedir que as emoções cheguem até nós. No entanto, podemos escolher como lidar com elas: podemos decidir surfar na crista ou permitir-nos flutuar e observar a onda passar.

Assumir uma postura de auto-observação diante das emoções é como aprender a surfar. Em vez de lutar contra a natureza das ondas, podemos aprender a movimentar-nos com elas de forma consciente e saudável. Ao nos permitirmos essa observação, construímos uma habilidade poderosa: a capacidade de superar os momentos de "mar revolto" com mais serenidade, ganhando inteligência emocional e capacidade de estar mais presente no momento presente. Essa presença nos concede a clareza e equilíbrio necessários para agir de maneira mais saudável, não apenas em relação a nós mesmos, mas também em relação aos outros.

Em vez de lutar contra o que sente, descubra formas mais saudáveis de compreender e acolher suas emoções. A terapia pode ser sua aliada nessa jornada.


 
 
bottom of page