Lidando com o Luto: O Caminho para Ressignificar a Dor da Perda
- Walquíria Monteiro
- 16 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de fev.
Perder alguém que amamos é uma das maiores dores que podemos vivenciar. É algo que ninguém deseja passar, mas que, infelizmente, todos nós enfrentamos em algum momento. A morte, apesar de ser parte da vida, nos desafia de uma forma que parece difícil de compreender e lidar. Muitas vezes, tentamos ignorar a dor, apressar o processo ou até anestesiá-la, porque ela pode parecer quase insuportável.
No entanto, para que possamos seguir em frente com saúde, precisamos permitir que o luto aconteça. É necessário atravessá-lo para que ele, gradualmente, vá se dissipando e transformando. Em meus atendimentos, assim como na minha vida pessoal, percebi que essa dor dilacerante da perda, que corta o coração, geralmente aponta algo muito valioso e bonito: a intensidade do amor e da importância que aquela pessoa tinha para nós. Com paciência, acolhimento e cuidado, podemos atravessar o luto, ressignificando a dor e enxergando nela o poder de um amor que foi real e que, de alguma forma, permanece. Dessa forma, passamos a nos compreender melhor, damos espaço à saudade, às lembranças e, quem sabe, com o tempo, enriquecemos nossas vidas com o legado que essa pessoa nos deixou.
O luto é doloroso, mas pode ser vivido com sentido e esperança, tornando-se aos poucos menos pesado. Cada um de nós tem seu próprio processo e desafios particulares ao lidar com a perda, mas é essencial permitir-se cuidar de si mesmo, buscar apoio e acolhimento. A psicoterapia é uma aliada valiosa para tornar esse processo mais leve e menos solitário. Se sentir que precisa de apoio, estou aqui para te ajudar.